domingo, 17 de abril de 2011

Roma, 300 dc...





Então é verdade, estive por lá também, mas dessa vez eu era um centurião romano, forte e musculoso, que, erroneamente, apaixonou-se por uma jovem, filha de um imperador e travou uma corrida de biga com outros pretendentes e acabou perdendo,sendo assim decepado seu membro fálico e perdendo seu amor para sempre, ao menos nessa história.
Então fui cuidado por uma menina, Helena, de longos cabelos negros e mãos habilidosas, com folhas de bananeira e mel, fui me recuperando, embora tivessem me transformado em um eunuco.

Podiam competir todos os gregos que fossem cidadãos livres e que nunca houvessem cometido assassinatos ou outros crimes. A participação feminina estava restrita às corridas de cavalos, sendo que somente as donas dos cavalos poderiam participar.

Com exceção das sacerdotisas de Dêmetra, apenas os homens podiam assistir às disputas. Enquanto aconteciam os Jogos Olímpicos, as mulheres, usando cabelos soltos e túnicas curtas, participavam de uma outra competição, a Heraea.

A decadência dos Jogos Olímpicos da Era Antiga começou em 456 a.C., quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia. O espírito original de integração foi aos poucos sendo deixado de lado e as disputas, antes cordiais, passaram a ser encaradas como combates.

A última Olimpíada da Era Antiga foi disputada em 393 d.C., quando o imperador Teodósio I proibiu a adoração aos deuses e cancelou os Jogos. Desde 776 a.C. foram realizados 293 Jogos Olímpicos na Antiguidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário