sexta-feira, 15 de abril de 2011

Regressão de memória

Oi Desculpa as minhas doideras, mas eu fiquei encucada com a cidade e fui pesquisar, olha que interessante.



Em 2002, eu estava dando aulas de dança do ventre numa clínica de tratamento alternativo, quando, ao fazer aulas de relaxamento com uma terapeuta, entrei em processo natural de regressão e acabei indo para muitos lugares, entre eles, fui à cidade de praga 1817.

Eu era uma menina de 9 anos, Marilda e ía a aulas de pintura com meu pai. Minha mãe era muito austera e me batia com uma varinha cada vez que ela saía, eu corria para sua cama e pulava como se estivesse indo e voltando até as nuvens. Vi a estrada empoeirada, minhas butinas subindo numa diligência e indo para a aula de mãos dadas com meu pai, que na época era meu avó dessa existência atual, já desencarnado tbém...



*A partir do reinado de Rodolfo II (finais do século XVI e ínício do século XVII), realizou-se a reconstrução da cidade que, durante anos, estava sendo decorada e embelezada por arquitetos e artistas, mais ou menos entre 1650 a 1720, haviam inúmeras escolas de pinturas onde as moças e suas preceptoras contribuiam para o acervo da cidade enquanto aprendiam as técnicas.
A Casa Dançante (em checo Tančící dům) é um prédio de escritórios no centro de Praga, na República Checa. Ela foi desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić, em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehryem uma área ribeirinha vazia na qual havia um prédio que foi destruído durante o Bombardeio de Praga, em1945. A construção iniciou em 1994 e terminou em 1996.



Vista Lateral
O estilo não tradicional era muito controverso na época. O presidente checo Václav Havel, que viveu próximo por décadas apoiou o projeto, esperando que o prédio se tornasse um centro de atividades culturais. Originalmente chamada Fred e Ginger (Fred Astaire e Ginger Rogers - a casa lembra vagamente um par de dançarinos) a casa se situa entre os prédios neobarroco, neogótico e art nouveau pelos quais Praga é famosa.



Vizinhança
Na cobertura existe um restaurante francês com vistas magníficas da cidade. Os planos de se tornar um centro cultural não foi realizado. Hoje é um prédio comercial com firmas multinacionais. Como é situado em uma rua bastante movimentada, o prédio depende de circulação forçada de ar, fazendo com que o interior fique menos agradável aos ocupantes.

2 comentários:

  1. Mantra da água: Queda d'água, de água limpa, água é vida, vem de longe, fio d'água, vira córrego, cai no rio,vai pro mar...
    E no mar vem em ondas, cai na praia, lambe a areia, vira vapor, vai subindo, vai caindo em meu amor...
    Mary ;)

    ResponderExcluir
  2. Se vc leu até aqui, é porque se interessou, então vai na seqüência ali ao lado direito, lá encima:
    Continuando a história; Em Paris 1910; Roma 300 dc.
    Boa leitura!

    ResponderExcluir